As leis são de Deus

“Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles, dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. (Hebreus 8.10)

Essa passagem bíblica não se refere ao passado. É uma verdadeira profecia que tem a ver com o que Deus determina para o Seu povo. A expressão casa de Israel se aplica a todo o povo de Deus, e a Palavra afirma que o Senhor colocará as Suas leis no entendimento e no coração do povo para que este O aceite como seu Deus.

Veja que essas palavras não são ditas para um indivíduo, mas para uma sociedade. Tampouco não se referem a simples mandamentos religiosos ou à Lei de Moisés. Tem a ver com a vida em todas as suas áreas. As pessoas que quiserem realmente ser povo de Deus têm que viver sob as leis de Deus, que devem estar no seu entendimento e no seu coração.

Como podem os cidadãos viverem de acordo com as leis de Deus, se as que regulam suas vidas, comportamentos e atitudes são feitas por pessoas sem fé, sem amor, interesseiras, vaidosas e até mesmo endemoninhadas?

Infelizmente essa tem sido a realidade, inclusive em nossos país. Quantas leis têm sido fabricadas com o intuito claro de prejudicar o povo de Deus? Quantas têm sido aprovadas favorecendo ou oficializando a idolatria, a exploração do pobre, a opressão, o vício, a imoralidade e coisas desse tipo?

Só há um modo possível, em uma sociedade civil organizada, de Deus fazer com que Suas leis estejam no coração e no entendimento do povo: tendo legisladores que sejam submissos a Ele e assumam o compromisso de legislar de acordo com a Sua vontade.

Isso só e possível se os políticos forem pessoas tementes a Deus, comprometidos com a Sua Palavra e fiéis em relação ao bem-estar do Seu povo. É por isso que o cristão e a Igreja não podem fugir à sua responsabilidade social. Não somos apenas seres espirituais; temos corpo, nos alimentamos, precisamos de moradia, saúde e condições para vivermos da melhor maneira possível. Estas coisas são resolvidas, naturalmente, no campo da política.

Deus mandou o maná do céu para alimentar o povo judeu por 40 anos e encheu milagrosamente, com azeite, a botija da viúva; o Senhor Jesus multiplicou pães e peixes e transformou água em vinho, mas essas coisas aconteceram em situações especiais, não somente para abençoar o povo, mas para reavivar a sua fé.

Entretanto, no dia-a-dia, existem outros meios para providenciar alimentos; meios esses que devem ser orientados por aqueles que servem a Deus, pois somente estes podem compreender corretamente conceitos como amor, justiça, solidariedade, comunhão e participação.

Lembre-se de que, se as leis que regem a sociedade devem ser as de Deus, então, os legisladores que o povo elege devem estar afinados com Ele.