A visão da fé

“Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
E ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.
Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno.
Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe:
Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver.
Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus”.
(Lc 18:35-43)

Quando o Senhor Jesus realizou esse milagre, a cura do cego de Jericó, o fez obviamente por causa da fé daquele homem, porém a forma em que encarava sua situação cooperou para a efetivação do milagre. Embora deficiente visual, enxergava sua cura, pelos olhos da fé.

Discorrendo pelas páginas da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, outras situações confirmam a importância de termos a visão da fé, por exemplo, quando os doze homens espias foram enviados a terra de Canaã (Dt 1: 19-25), apenas dois, Josué e Calebe enxergaram com os olhos da fé, tinham a absoluta certeza de que, assim como estava provado que Deus cumprira o prometido, (pois afinal a terra era realmente excelente terra que manava leite e mel) concluíram portanto que, obviamente, nada e ninguém impediria que o restante da promessa feita pelo Todo poderoso, que era a posse da terra, deixasse de se cumprir.

Davi, mesmo muito jovem, foi o único que olhava seu adversário como uma pessoa comum e portanto passiva de ser derrotada como qualquer outro soldado, ao contrário dos demais de Israel que viam o gigante Golias como um ser invencível.

Não foi diferente com o profeta Eliseu (2 Rs 6:8-23), enquanto seu moço com os olhos naturais e a visão natural, não via escapatória para eles, Eliseu via perfeitamente pela fé, o livramento divino, a ponto de enxergar cavalos e carros de fogo ao seu redor. O resultado dessa visão não poderia ser diferente, foram alcançados pelo livramento de Deus.

Tanto no Antigo como no Novo Testamento vemos evidenciado a visão que os heróis da fé possuíram; voltemos a Lc 8:43-48, quando aquela mulher, há doze anos hemorrágica, tocou no Senhor Jesus, apenas ela e mais ninguém dos muitos que tocavam e apertavam o Mestre, via pelos olhos da fé que se ao menos tocasse em suas vestes ficaria curada completamente.

Faltaria tempo e espaço para, pelo menos, comentarmos todas as tàntásticas experiências de homens e mulheres: Abraão, Jacó, José do Egito, Ana, Ester, Rute, além de outros que, servindo a Deus tiveram essa visão de fé.

Não importa quão grande é seu prob!ema, mas a maneira que você o encara, se o enxergar como sendo maior que seu Deus ele te vencerá, se o ver como menor que Deus, certamente o vencerá e nunca mais nenhum mal será suficientemente grande para delTotá-lo.

Pense nisso e que o Espírito Santo fale ainda mais ao seu coração.