Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor?

No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
João 7.37,38

Respondeu-lhes o homem: Nisto é de estranhar que vós não saibais donde ele é, e, contudo, me abriu os olhos. Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende. João 9.30,31

Estes dois versículos apesar de parecerem bem diferentes e ao mesmo tempo harmoniosamente iguais.

Na ocasião da cura do cego de nascença, isso causou uma grande surpresa para seus pais e para seus conhecidos, surpresa esta que acabou ecoando e incomodando os religiosos da época, sacerdotes que surpreendentemente questionavam de que maneira aquele que nascera cego passou a enxergar. E o cego repetidas vezes dizia: um homem cuspiu no chão, fez lodo e passou nos olhos, mandou eu lavar e agora estou enxergando.

E os religiosos inconformados pelo evidente milagre do Senhor Jesus, questionavam insistentemente aquele ex-cego e seu pais, e estes receosos de testemunhar o milagre do Senhor Jesus, pois temiam ser expulsos da sinagoga, mandavam perguntar direto ao filho porque ele já era grande o suficiente e podia responder o que aconteceu.

O rapaz que era cego falou o que aconteceu repetidas vezes mas os sacerdotes falavam que esse homem que o havia curado não poderia ser Jesus, pois ele era um pecador, então insistentemente o sacerdote perguntou se ele não sabia de onde teria vindo esse homem. A esta questão o rapaz disse: de onde ele veio eu não sei, só sei que Deus não ouve a pecadores. Mas se alguém ouve a palavra de Deus e pratica esse sim Deus responde.

O Senhor Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, ele continua operando hoje como o fez no passado. Tanto é, que tudo que está escrito na Bíblia é para glorificar o nome de Deus e também para ser referência do que ele pode fazer no presente. Pois do que adianta no ponto de vista histórico saber que Deus abriu o mar vermelho, se hoje sua vida está com os caminhos fechados e nada acontece para mudar essa situação. É muito bonito saber dos milagres do Senhor Jesus do passado, mas mais maravilhoso ainda será se assim como ele operou milagres no passado, hoje opere sinais prodígios e maravilhas nas nossas vidas.

Mais ou menos foi o que aconteceu com o homem de Deus chamado Gideão, quando o Anjo do Senhor apareceu para Gideão e disse: homem valente, o Senhor é contigo! Ele poderia se exaltar, poderia se ensoberbecer-se, se acomodar, sentir-se honrado e nada mais além disso e dar-se por satisfeito, porém naquele ímpeto de estar indignado com aquela situação injusta, de que os midianitas vinham e destruíam tudo aquilo que eles construíram, ele disse assim: Se o Senhor fosse conosco não estaria acontecendo isso hoje com o povo de Israel. O que foram feitas das tuas maravilhas? O exemplo típico daquilo que Deus espera de nós crentes no Senhor.

Não podemos nos dar por satisfeitos, aliás é esta a recomendação do Espírito Santo quando ele diz: Não vos conformeis com o presente século, mais transformai-vos na renovação da vossa mente.

E a palavra de Deus está cheia de exemplos das muitas vezes que Deus exortou e repreendeu seus servos que limitavam seu poder, por ocasião quando o povo saia do Egito, estavam eles aproximadamente em três milhões de judeus, no deserto e cansados de comer maná, embora fora um pão preparado pelo próprio Deus que não faltava suprindo as necessidades e eles tinham água fresca que saíra das rochas ainda assim o povo estava insatisfeito e murmuravam.

Então Moisés clamou e em resposta Deus disse: Ao crepúsculo da tarde, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus. Moisés em sua inocência falou a Deus se ele haveria de arrebatar todos os rebanhos da terra para dar carne aquela multidão ou esgotaria os oceanos para ter tantos peixes para dar a toda essa gente? A isso respondeu o Senhor : Moisés por ventura encurtastes a mão do Senhor? Em outras palavras você esta limitando o meu poder? Esqueceu que eu sou o Senhor?

Irmãos, nós cometemos diariamente este equívoco de Moisés, sem perceber nós impedimos Deus de agir, daí a razão pela qual os milagres não se repetem na proporção que aconteciam no passado. Deus não mudou a sua palavra também é a mesma, portanto se alguma coisa falta, falta em nós.

Falta entendermos que as coisas não acontecem do nosso jeito, as coisas de Deus são ordeiras e existem regras divinas e quando exercidas então elas desencadeiam a poderosa mão de Deus.

Quando o cego movido pelo próprio Espírito Santo disse sabemos que Deus não ouve pecadores, mas se alguém ouve a palavra de Deus e a obedece esse alguém Deus ouve. E ainda no livro de João diz: Aquele que crê em mim como diz as escrituras do seu interior fluirão rios de águas vivas.

Qual é o erro de muitos de nós? É que queremos as coisas da nossa maneira, do nosso jeito e não da forma que elas devem ser. Quer ver algo muito comum, aquelas pessoas que dizem assim: Eu creio em Deus, mas você deve ir para a igreja, você deve congregar, você deve buscar, batizar-se, firmar um compromisso ai a pessoa finaliza, eu sigo Deus, eu sirvo Jesus do meu jeito, mas a Bíblia é clara, e não tem que ser do seu jeito e nem do jeito do pastor, nem do jeito da igreja a,b, ou c mas tem que ser do jeito do próprio Deus do jeito da escritura. Todas as pessoas que tentaram conduzir do seu jeito da sua maneira não se deram bem.

Vamos viajar no tempo e ir para época de Saul. Saul foi rei de Israel, ungido por Deus para representá-lo. O povo de Israel era o único povo que não tinha um rei, pois não precisavam já tinham a Deus, mas o povo tomado pela inveja, pela vaidade, vendo que as outras nações tinham um rei para ir a frente de batalha, que era um baluarte, um símbolo deles, eles começaram a reclamar por que eles não tinham um rei? Então Deus lhes deu Saul, que era forte, bonito ele sobrepujava os demais. Olha que Deus aprovaria o reinado de Saul, não tivesse ele tentado ignorantemente fazer as coisas da sua maneira. O que fez Saul receber uma instrução divina de destruir Amaleque e tudo que pudesse, não poupando absolutamente nada. Porém Saul separou parte do gado.

Foi quando o homem de Deus lhe perguntou que balido de ovelha é este? Que mugido de boi é esse? Saul então percebendo a besteira que fizera disse que era de Amaleque e que poupou para ofertar a Deus. A isso respondeu o Senhor é mais importante é obedecer do que sacrificar. Sacrifícios ou obediência? Obediência é mais importante, pois Saul tentou fazer da maneira dele e não teve seu reinado confirmado e perdeu tudo.

Hoje nós vivemos esse câncer na igreja e cuidado para que não esteja alojado em você. E quando isso ocorre? Quando o homem de Deus fala alguma coisa e no seu interior você diz para si mesmo: não é bem assim. Não, eu faço do meu jeito. Mas o homem de Deus está transmitindo não a sua vontade mais a de Deus. Por exemplo, o Espírito Santo nos ensina a sermos dizimista, mas a pessoa pensa consigo mesma, mas eu já sou ofertante, não tenho que ser dizimista também.

Mas a palavra de Deus afirma que a pessoa tem que ser dizimista e ofertante, as duas coisas. Daí a pessoa já vem na igreja e o pastor movido pelo Espírito Santo fala vamos fazer um ciclo de oração, quem pode juntar-se a nós? Então a pessoa já pensa que vai na igreja e não precisa, qual é a razão de participar de um grupo sendo que ela já vai na igreja?

E enquanto nós insistirmos em conduzirmos nossas vidas do nosso jeito pereceremos, assim como pereceu Saul e tantos outros que não daria tempo de enumerar. Homens e mulheres que poderiam ser muito usados, mas por fazerem as coisas da sua forma, do seu jeito impediram a mão de Deus de ser grande em suas vidas.