As diferenças da fé

“todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma”. (Hebreus10:38)

Muitas são as pregações sobre fé, mas pouco se fala sobre as diferenças, diferenças bem grandes entre falar de fé e viver a fé, como também das diferenças entre viver com fé e viver pela fé.

Falar de fé é o mesmo que falar de futebol, de política, do filme que assistiu, do seriado de televisão, do capítulo da novela, do milésimo gol do Romário, das olimpíadas, do Pan-americano e de tantos outros assuntos que pura e simplesmente ao falar deles ou falar de fé, em nada mudarão ou transformarão a vida de quem quer que seja; por exemplo quando se fala de política não há garantias de acontecer mudanças ao país, aos governos e seus governantes, assim também por mais que se fale de fé nem por isso a vida deixará de ser pior ou passará a ser melhor, em nada a vida mudará, o que é muito diferente quando se vive a fé que se fala, diferente ao se colocar em prática a fé pregada, quando falamos de fé não temos a vida transformada, mas a teremos a partir do momento que a fé é colocada em prática.

Eu me lembro de uma passagem da Bíblia que um homem, por seus quatro amigos, foi baixado pelo telhado de uma casa onde o Senhor Jesus estava, diz a Escritura Sagrada que o Senhor Jesus vendo-lhes a fé, curou-o, isso mesmo o Senhor Jesus via a fé daquele homem e dos seus amigos, mas como isso foi possível? Se a fé é abstrata, não conseguimos pegá-la com as mãos, não conseguimos apontar pra ela e dizer às pessoas: “_Veja essa é a minha fé”. No caso do paralítico e de seus amigos o Senhor Jesus viu-lhes a fé porque a fé só funciona, só é verdadeira, só atrai a atenção de Deus, só é vista por Deus quando confirmada por atitudes, por ações, exatamente como nesse exemplo, nem mesmo as dificuldades que os cercavam, as adversidades que tiveram que enfrentar para chegar até o Senhor Jesus impediram que provassem a fé, o que acabou culminando na materialização do milagre.

Como também há diferença do viver com fé e viver pela fé, já que a fé está presente em todos os corações, seja do crédulo ou do incrédulo, mas não a fé que realiza milagres, porque existe a fé natural (aquela que nasce conosco) e a fé sobrenatural (aquela que é desenvolvida em nós). Um exemplo simples de fé natural é quando uma pessoa diz a outra: “Eu estarei amanhã no meu trabalho”, “farei aniversário daqui um mês” ou “Até depois!”. Pode-se perceber que se esta usando a fé natural, pois quem é que pode garantir que isso realmente acontecerá, quem poderá garantir ao menos que se estará vivo amanhã? Falar essas expressões é tão natural que se confirma a existência da fé que não tem poder para mudar nada, a fé natural, ela acontece tão espontaneamente que muitas vezes passa desapercebida, mas quando você vive pela fé, ou seja, quando você tem atitudes embora para muitos consideradas loucas, atrevidas, corajosas ao extremo, aí você está vivendo pela fé, você está sendo compelido pela certeza que há em seu coração de que a promessa de Deus vai se cumprir e tudo que o Senhor Jesus prometeu vai se realizar em sua vida. Foi assim no caso de tantos heróis e heroínas da fé, que pela fé materializaram o milagre.

Infelizmente nos dias de hoje tantos e tantos estão dentro das mais diversas denominações, dentro das igrejas, alguns até ocupando cargos privilegiados e importantes, mas que muitas vezes são engolidos pelas tempestades da vida, pelos problemas quando deixam de viver pela fé e vivem apenas com fé, a fé natural que não pode solucionar problemas e fazê-los mais que vencedores. Por isso meu amigo(a), pode ser muito bom falar de fé, mas melhor é viver a fé que se fala, que se prega, viver com fé não pode mudar sua vida, mas viver pela fé faz Deus abrir as janelas do céu e derramar bênção sem medida sobre a sua vida, sobre aqueles que de fato e de verdade confiam e crêem nele e em suas promessas.

Pense nisso e que o Espírito Santo fale ainda mais em seu coração.