Deputado lamenta pouca divulgação e venda de remédios fracionados

O deputado Pastor Edson Praczyk- PRB, lamentou na Assembleía Legislativa que, mesmo depois de 2 anos da autorização de fabricação e venda de remédios fracionados no país, uma pequena quantidade de medicamentos esteja nas farmácias a disposição da população, e que, muito pouca gente saiba de que existe essa opção na compra de um determinado remédio. Além disso, a própria classe médica ainda não adquiriu o hábito de receitar o medicamento de forma fracionada.

Apesar de o fracionamento não ser lei, Praczyk lamenta que apenas 171 medicamentos foram registrados na Anvisa, e cobra uma campanha por parte dos órgãos ligados à saúde, assim como aconteceu quando do lançamento dos medicamentos genéricos, há alguns anos atrás, quando a exemplo do que acontece com os remédios fracionados, também havia um desconhecimento geral das pessoas em torno dos genéricos, lembrando que, algumas pessoas até desconfiavam da qualidade e eficácia dos genéricos. Na época, além das campanhas que foram feitas para incentivar o consumo dos genéricos, principalmente pelo preço mais acessível, Praczyk lembra do importantíssimo trabalho realizado pela imprensa em todo o Brasil, com matérias que mostraram especialmente às pessoas mais humildes e desinformadas que os medicamentos genéricos eram tão eficientes quanto os chamados remédios de marca, além de bem mais baratos.

O deputado diz que torce para que, o projeto de lei que torna obrigatória a venda do medicamento fracionado seja votado o mais rápido possível para que todas as farmácias do país possam colocar a disposição da população, o maior número possível de medicamentos, diminuindo o custo do tratamento e o uso indiscriminado de remédios, a chamada automedicação.

Praczyk diz que “ os médicos poderiam ser os maiores motivadores da adoção do fracionamento dos remédios, prescrevendo o medicamento já de forma fracionada e também ajudando a difundir a prática. Além disso, as próprias farmácias poderiam tomar a iniciativa de promover campanhas de orientação e até promoções nos preços para divulgar os medicamentos já em condições de serem vendidos em frações.