Respostas de órgão público foram satisfatórias

Como é do conhecimento de todos, no último dia 10 de novembro, ocupei a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, para tornar público uma Moção de Repúdio à Junta Comercial do Paraná, após ouvir diversas reclamações sobre a mesma, especialmente por parte do MICROTIBA e do SICONTIBA, duas entidades que representam os contabilistas do nosso estado, e também de um amigo parceiro e também contabilista, Fabiano dos Santos.

Ontem, voltei a ocupar a tribuna do Legislativo para falar de minha satisfação em não só ter sido recebido pelo responsável pela Junta Ardisson Naim Akel, aliás uma ótima recepção, com cordialidade, atenção e muita solicitude por parte do Dr. Naim, mas principalmente por ter tido todas as minhas questões e dúvidas respondidas por ele, as quais passo a relatar.

Em relação a reclamação de que os serviços on-line são demorados e apresentam diversos problemas, a resposta foi de que todo o sistema passou por uma revisão, com um ajustamento feito por técnicos do SERPRO, e por isso uma breve paralisação do sistema.

Quanto a principal reclamação dos usuários que é a demora quanto aos processos de Consulta de Viabilidade de Nome Empresarial,isso ocorreu somente no período de implantação do novo sistema, o que acabou gerando um acumulo de pedidos,e um mutirão foi realizado para zeras a fila de espera, inclusive com a realização de horas extras dos funcionários para agilizar o trâmite dos processos.

Para acabar com a morosidade na abertura ou cancelamento de um processo das empresas, dentro do chamado “Empresa Fácil” havia falta de vogais e a distribuição dos processos teve que que ser feita para outras cidades e regiões para serem analisados.

Já na questão das reclamações sobre o SAC, a equipe passou por um treinamento, mas que perece ter sido insuficiente para sanar o problema, de forma especial no preenchimento de cadastros.

Com relação ao horário restrito de atendimento entre as 8 da manhã as 5 da tarde, um trabalho interno está sendo feito e a partir de janeiro este problema não mais existirá. Também o complemento de endereço item que não existe em alguns cadastros, o sistema já está em ajustes.

A agência do SEBRAE no Prado Velho que foi fechada será reaberta, assim como já está em fase de conclusão a Sala do Contabilista, um espaço de apoio aos profissionais e ainda a abertura de uma agência do Banco do Brasil junto ao JUCEPAR com acesso liberado mesmo fora do horário de atendimento do órgão.

Uma das promessas do presidente, e também alvo de muitas reclamações dos profissionais da contabilidade, os serviços prestados on-line que estão bastante prejudicados, serão colocados em seu uso normal já nos próximos dias, o que vai agilizar diversos serviços prestados pelo órgão.

Após ter ouvido atentamente as reclamações dos profissionais e as explicações do presidente da Junta, fiquei feliz com a consideração e a preocupação que pude constatar no sentido de não prejudicar o contabilista ou a população como um todo, e principalmente respondendo aos temas polêmicos e que estavam gerando tanta reclamação por parte dos usuários da Junta Comercial do Paraná. Entretanto, devo ressaltar que para efeito prático, a classe dos contabilistas ainda não está totalmente satisfeita e espera que todos os problemas por ela reclamados sejam sanados o mais breve possível.