A vida que agrada a Deus

“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador”. (1 Timóteo 2.1/3)

Vida tranqüila, mansa, piedosa e respeitável. Eis aí, de acordo com o que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo, seu filho na fé, um estilo de vida que agrada a Deus. É bom não entender como vida tranqüila uma maneira quieta e passiva de viver, sem preocupação com nada ou sem ação. Os próprios discípulos não viveram assim. Por vida tranqüila, devemos entender uma vida satisfeita na presença de Deus, sem desespero ou ansiedade.

Quanto à mansidão, a Bíblia diz que os mansos herdarão a Terra, ou seja, aqueles que são da paz. É preciso compreender, no entanto, que paz é algo pelo que também se luta. Muitas vezes é necessário enfrentar muitas batalhas e se envolver em uma tremenda guerra para conseguir a paz.

Piedade é biblicamente, um estado de temor a Deus. A pessoa piedosa é aquela que faz a vontade do Senhor Jesus com o coração completamente voltado para isso. O Cristão piedoso é o que está realmente convertido e se esforça com prazer para fazer a obra de Deus.

A palavra respeito, nessa passagem bíblica, significa também honestidade, devoção e reconhecimento da soberania de Deus. É assim que o ser humano deve se colocar diante do Criador. Deus é o nosso Pai amado e, por isso mesmo, Lhe cabe todo o respeito.

A Palavra de Deus exige essas condições dos “reis” e daqueles que estão investidos de autoridade. A conotação dessa citação é clara. Trata-se de pessoas que detêm cargos políticos e exercem autoridade sobre o povo. A Bíblia não entende o poder político ou temporal dissociado do restante da vida de um povo. Se todos pautarem suas vidas pelos princípios cristãos, Paulo declara que isso é bom e aceitável diante de Deus.

Essa é uma das grandes razões que levam o cristão a participar ativamente do processo político da sociedade em que vive. Se o cristão reconhece que Jesus Cristo é Senhor de todas as coisas, não pode aceitar que o diabo use pessoas para governar e legislar sobre o povo de Deus. Na hora de votar, pense nisso.