Oração

“Oração é diálogo com Deus, você fala Ele ouve e responde”.

Sempre quando falo sobre esse tema, utilizo essa frase porque, na minha opinião, ela define bem e de maneira simples o real significado e sentido da palavra “oração”.

Quando oramos, literalmente mantemos um diálogo, uma conversa com Deus, com diversas vantagens, a primeira: Deus sempre está pronto para nos ouvir. Para esse tipo de conversa com Ele, não se precisa ter curso superior ou alguma graduação específica, não é necessário medir as palavras, preocupando-se antecipadamente com o que dizer. Ele sempre lhe compreenderá, independente do quer você diga.

Existem diversos exemplos de oração na Bíblia Sagrada, que confirmam sua importância, tanto no Antigo como no Novo Testamento, a oração sempre ocupou lugar de destaque, ora praticado por homens ora por mulheres, tal prática sempre fez a diferença principalmente quando realizada por aqueles que chegavam ao fundo do poço.
Está escrito que Abraão, Davi, Josué, Daniel, Elias, Ester, Ana e tantos outros heróis e heroínas, embora fossem pessoas iguais a nós, sujeitas às mesmas fraquezas e limitações oraram e pela fé subjugaram reinos com seus exércitos, fecharam a boca de feras selvagens, extraíram força da fraqueza, além de tantas outras proezas. (Hebreus 11:32-37, Tiago 5:17 e 18).

Em Mateus 6:9-13 quando o Senhor Jesus proferiu o “Pai nosso” em um dos momentos mais sublimes de seu ministério terreno, ensinou-nos a prática da oração, deixou o modelo simples e eficiente de como um diálogo com Deus deve ser composto de começo, meio e fim. Através desse modelo entendemos que primeiro entramos em sua presença exaltando-o e confessando que reconhecemos Sua grandeza e majestade, o Seu poder, depois fazemos um ou mais pedidos para então, finalmente, como prova da certeza que teremos sua resposta, fazermos o agradecimento.

Outra característica fantástica da oração é que ela só tem efeito se realizada no Nome do Senhor Jesus (João 14:13; 16:24).

Mesmo que você esteja triste, enfurecido, desanimado, descrente, cansado, oprimido ou seja lá como for, ao falar com Deus, Ele se apresentará para você como sendo o seu melhor amigo. Experimente agora mesmo, use suas palavras, abra o seu coração, diga a Ele sua dor, suas tristezas e aflições, e tenha a certeza que sua oração não vai ficar sem resposta.

Persista, não desista e logo, em tempo bem presente, você ficará surpreso com os resultados.

Pense nisso e que o Espírito Santo fale ainda mais ao seu coração.