Dízimo

O dinheiro tem sido uma das coisas que mais fala alto ao coração do ser humano, ao longo dos séculos por causa dele existiram traições, guerras, homicídios, roubos, razão pela qual está escrito que o amor do dinheiro é a raiz de todos os males (I Timóteo 6:10).

Acredito que por isso entre os muitos assuntos polêmicos que existem tanto para cristãos como para não cristãos, o dízimo é o que mais desperta dúvidas. Pois para muitos a prática do dízimo é apenas uma forma de se arrecadar dinheiro para as igrejas.

Para entendermos o assunto em questão é preciso conhecer primeiro alguns pontos importantes:

  1. Deus é rico (Ageu 2:8), sendo assim Ele não precisa de nosso dinheiro e muito menos de nós para manter sua obra, sua igreja;
  2. Assim como Deus deu exclusivamente ao homem o privilégio de pregar o Evangelho, e não aos anjos, foi dado exclusivamente ao ser humano outro privilégio, o de honrá-lo através dos dízimos (Malaquias 3:10);
  3. Conhecedor de todas as coisas, Deus sabia que teríamos dias que a humanidade se tornaria profundamente materialista, e nem mesmo sua igreja seria isenta da necessidade do vil metal chamado dinheiro, por isso unindo o útil ao agradável, dá nos chance de, ao mesmo tempo que ajudamos na manutenção de sua obra, provarmos que nem mesmo o dinheiro, grande paixão entre os seres humanos, é mais importante que o obedecer a sua palavra.

Mas afinal o que é o dízimo, como funciona, qual a razão da sua existência?
Em toda a escritura Sagrada apenas uma única vez Deus nos deu o direito de fazer prova d’Ele, quando instituiu o dízimo. Isso mesmo o dízimo foi instituído pelo próprio Deus para a manutenção da sua obra e para abençoar econômica e financeiramente seus servos, não é um pagamento como pensam e afirmam alguns, ou uma prestação a ser paga periodicamente, é devolução em reconhecimento a tudo que Ele nos dá, a vida, a condição para trabalhar, a inteligência, o ar que respiramos, e todas as coisas boas quais nem temos como mensurá-las.

O dízimo é um mandamento do Antigo Testamento reafirmado no Novo Testamento é o meio pelo qual demonstramos nossa obediência a sua palavra, fidelidade e fé.

Obediência a sua palavra, porque é o que nos ensina a Bíblia Sagrada (Gênesis 28:20-22; Malaquias 3:8-12; Mateus 23:23; Lucas 11:42; Hebreus 7:1-10), fidelidade porque demonstramos que independentemente das circunstâncias devolvemos a Deus o que é de Deus (Lucas 20:25) e fé porque ainda que matematicamente, muitas vezes os 100% não sejam suficientes para viver, cremos que mais valerão os 90% abençoados pelo Senhor Jesus do que a totalidade sem esta bênção.

Dentre outras coisas o Senhor Jesus veio nos dar vida e vida em abundância (João 10:10) ou seja é da vontade de Deus que também sejamos prósperos financeiramente. Além disso somente quando dizimamos para Deus, determinadas entidades demoníacas conhecidas como cortador, migrador, destruidor e devorador (Joel 2:25), especializadas em destruir as pessoas economicamente, são repreendidas pelo próprio Senhor Deus.

Pense nisso, e se torne um dizimista fiel.

Que Deus o abençoe e que o Espírito Santo fale ainda mais ao seu coração.