Ganhar almas

É muito comum em pregações se ouvir falar dos feitos e da vida exemplar dos heróis e heroínas da Bíblia Sagrada. Vultos como Abraão (o pai na fé), Moisés (o que abriu o mar vermelho), Davi (aquele que venceu o gigante Golias), Daniel (o que não foi devorado pelos leões), e tantos outros como Elias, Eliseu, Isaías, Ester, Rute, Maria, dos quais não teríamos espaço para falar dos que são citados com mais freqüência em sermões, pregações das mais diversas denominações.

Embora não tenham recebido o mesmo destaque, sabemos que muitos outros, também serviram a Deus fielmente, suas ações e seu comportamento são exemplos de fé para nós nos dias atuais, pois tiveram igual importância na realização dos propósitos de Deus.

Vamos tomar um dos doze apóstolos como exemplo, falemos de André, muito diferente dos outros, aparentemente não realizou nenhuma obra espetacular, nada que à primeira vista impressionasse àquele que lê a Bíblia, tal como Pedro que curou em nome do Senhor Jesus até através da projeção de sua sombra, ou quando ele ordenou que o coxo, que mendigava à porta do templo, andasse, curando-o também, além de ter sido usado pelo Espírito Santo para escrever três livros da Bíblia ou João que recebeu a revelação do apocalipse além de deixar, para nós cristãos, três epístolas que nos ensinam coisas maravilhosas; mas e André? O que fez? Que milagres realizou? Quais e quantos foram seus grandes feitos?

Ao meditarmos nas Escrituras, notamos que pouquíssimas vezes André foi citado, umas quatro ou cinco vezes apenas, porém todas as vezes que foi mencionado, está em uma situação relacionada à ganhar almas. Desde o seu chamado para ser pescador de almas conforme está escrito em Marcos 1:16 e 17 – ele foi o primeiro a ser escolhido como apóstolo pelo Senhor Jesus, João 1:40, sempre aparece levando alguém ao Senhor (foi ele quem apresentou Pedro, seu irmão, ao Senhor Jesus João 1:41 e 42), leva também o rapaz que tinha os pães e peixes para Cristo João 6:8 e 9, depois de Atos 1:13 seu nome não aparece mais em nenhuma parte na Bíblia, daí fica a pergunta: Quantas obras fez? Tantas que certamente não foram registradas nas Escrituras? Bem isso é o que menos importa, porque é mais que suficiente, para um cristão sensível, saber apenas que André ocupou-se, na maior parte do tempo de sua vida, daquilo pelo qual foi designado a fazer, levar vidas para Deus, ganhar almas e com certeza isso fez muito bem.

Muito mais do que ter algum cargo de confiança na igreja em que você congrega, ocupar esse ou aquele posto, ou mesmo ser responsável por algum grupo da denominação da qual faz parte, muito mais importante é sermos como André, talvez o mais discreto dos apóstolos, mas que fez toda a diferença em seu tempo, tornando-se exemplo para os que querem de fato ganhar almas para Deus.

Pense nisso e que o Espírito Santo fale ainda mais ao seu coração.