O Casamento

Diversas pessoas me motivaram que utiliza-se essa coluna para transcrever o que falo em casamentos que celebro, acreditando que será muito útil para àqueles que desejam se casar ou já são casados.

Considero-me uma pessoa muito privilegiada, por diversas razões, uma delas é de ter realizado muitos casamentos, fato que em muito me honra e deixa feliz.

O casamento é uma cerimônia, tal como o batismo nas águas, a comunhão da Santa Ceia, a profissão de fé, a apresentação e consagração de crianças no templo, dentre outras tantas, instituídas pelo próprio Deus através da sua palavra, a Bíblia Sagrada, porém é a que mais me encanta.

Costumo afirmar que depois que Deus criou o ser humano nunca mais fez absolutamente nada sem a participação de sua principal criação, o homem, ou seja; ele não teria salvo Noé e sua família, em obediência não tivesse construído a arca; derrotado o gigante Golias se Davi não atirasse a pedra com sua funda; aberto o mar Vermelho caso Moisés não estendesse seu cajado; feito o fogo cair do céu se Elias não desafiasse os profetas de Baal; etc…

No casamento não é diferente, para que a união conjugal seja de fato e de verdade eterna e perfeita, aperfeiçoando-se ao decorrer do tempo e que tão somente a morte seja capaz de findá-la, Deus conta com cada um de nós, com o homem e sua esposa. Ou seja depende muito mais de cada um dos cônjuges do que do sacerdote que ministrará a cerimônia, das testemunhas e padrinhos presentes, ou do próprio Deus, para se alcançar um casamento realmente feliz, duradouro e perfeito.

Quando a parte que nos cabe é feita, obedecer a Palavra de Deus, então o Senhor Jesus achará lugar para agir e tornar o casamento eterno e abundante em bênçãos e felicidade.

Em Efésios 5: 22 – 31, explicarei as seis instruções que Deus nos deu para se alcançar esse casamento perfeito:

As duas primeiras são dirigidas à esposa; ser submissa ao esposo e reconhece-lo como seu cabeça. Quando falamos em submissão, grande parte das mulheres chega a indignarem-se, pois não entendem que a palavra de Deus, não se refere a uma submissão qualquer, sem critérios, abusiva e injusta, mas sim a submissão prazerosa, a exemplo daquela que todo verdadeiro cristão deve ter em relação ao Senhor Jesus e sua palavra; da mesma forma que, assim como O reconhecemos como Líder absoluto de nossas vidas e nossas almas, às mulheres devem respeitar seus esposos como ao próprio Senhor.

As demais recomendações, quatro ao todo, são dirigidas aos maridos, amar suas esposas como o Senhor Jesus amou sua igreja, ou seja entregar sua vida por ela, cuidar e amá-la como que a seu próprio corpo e deixar pai e mãe se unindo a sua esposa tornando-se uma só carne. Ou seja o marido deve , à exemplo do amor de Cristo por todos nós, estar disposto caso seja necessário até morrer por sua esposa.

Espero que medite nessas palavras e possa extrair muito mais lições para tornar seu casamento feliz e abençoado. Que Deus te abençoe abundantemente e que o Espírito Santo fale ainda mais ao seu coração.

2 thoughts on “O Casamento”

  1. olá boa tarde meu nome é Alessandra e gostaria de um conselho.
    sou casada a 3 anos e sou muito apegada ao meu esposo temos 2 filhos, e sempre brigávamos por eu cobrar demais a atenção dele, querendo que ele me ligue a todo instante, sou muito ciumenta e sinto muita saudade de como ele me tratava no começo do casamento, hoje ele diz que é assim e não vai mudar, cobro muito romantismo dele e carinho, a verdade é que gostaria de voltar ao tempo que ela era super meloso comigo e saber que não posso me dói…Quero amadurecer pois reconheço que preciso, e preciso me tornar mais segura… Quero as instruções de Deus e ser a esposa que meu esposo precisa.

    1. Cara Alessandra, inicialmente quero dizer que seu nome e de seu esposo passam a ser motivo de minhas orações. Para orientá-la melhor preciso saber se vai em alguma igreja, se fez ou está fazendo algum propósito de fé para que essa situação mude, quanto tempo é casada. De ante mão sugiro que, independentemente de religião ou igreja, faça a corrente da Terapia do Amor em uma igreja Universal mais próxima de sua casa, acontece nas quinta feira, 12:00,15:00 e as 20Hs. Procure o pastor, compartilhe o seu caso para que ele possa acompanhar seu caso espiritualmente. Aconselho também que adquira e leia o livro casamento blindado de Renato e Cristiane Cardoso, você poderá encontrar na própria igreja ou em alguma livraria.

Os comentários estão fechados.